Nessas próximas postagens vou compartilhar com vocês uma paixão minha: chocolate. Nesse caso estou me referindo especificamente ao curso de chocolataria fina que estou ministrando. Em cinco dias de aula trabalhamos com chocolates diferentes aplicando técnicas variadas.
A aula do primeiro dia foi teórica, expliquei aos alunos muitas coisas importantes entre elas como degustar e reconhecer um chocolate de qualidade. Fizemos uma modesta degustação com algumas marcas conhecidas. Avaliamos apenas critérios como sabor, cor, aroma e ponto de fusão. Alguns deles ao degustarem o chocolate belga ficaram surpresos ao constatar que não tinham provado ainda um chocolate de qualidade.
Dentre os chocolates degustados fiz questão que experimentassem sabores de nacionalidades diferentes:
Lindt 70% (Suíço), Cemoi 72% (Francês), Amma 60% (Brasileiro), Origine 70% (Callebaut com cacau do Ecuador), Callebaut 70% (Belga)
Atenção especial para o AMMA. 100% orgânico e Brasileiro. Único chocolate nacional de alta qualidade.
Cada tipo foi separado em copinhos para degustação.
Limpar o paladar com água gasosa entre as amostras é o mais indicado.
Explicação sobre o chocolate de origem
O conhecimento teórico é essencial para a boa execução da parte prática. Conhecendo bem a matéria prima que está sendo utilizada é possível melhor harmonização e aplicação obtendo assim um produto final de ótima qualidade. Nas próximas postagens estarão disponíveis fotos do processo de fabricação e finalização de alguns produtos feitos em aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário