Esse doce tem presença garantida em quase todas as festas de casamento. Sua fama se deve a sua massa macia e molhadinha envolta por uma leve casquinha de açúcar e recheado tradicionalmente com doce de leite pastoso. Atualmente podem ser feitos de sabores e recheios variados tais como: baba de moça, trufados, brigadeiro.....
Uma opção bacana para se diferenciar é usar farinha de amêndoas ou pistache na massa. Além de deixar mais macio e saboroso agrega ainda mais valor ao produto final. A embalagem é seu grande diferencial como em qualquer outro produto. O ditado popular é fato "comemos primeiro com os olhos".
É necessário um certo cuidado na hora de comprar seu bem casado. Ja tive experiências desagradáveis de experimentar alguns que não seguiam em nenhum aspecto as características originais do doce que entre elas a principal é ser macia e molhada.
Abaixo seguem algumas fotos do preparo e uma receita muito boa de massa.
Algumas pessoas assam a massa em placas e depois cortam com um aro. O resultado fica bom também e funciona muito bem para quem não consegue pingar círculos uniformes. O modo tradicional de preparo é usar o saco de confeitar para porcionar.
A massa depois de pronta e porcionada não pode ficar muito tempo parada antes de assar senão perde muita aeração e não ficara macia
Depois de assado temos que casar os dois lados com o recheio tomando cuidado para escolher tamanhos iguais
Depois de recheados banhamos rapidamente na calda de açúcar
Colocamos em uma grade para escorrer o excesso e deixamos secar por 6 horas para formar a casquinha
Depois é só caprichar na embalagem de acordo com a festa
Quem não gostaria de uma lembrancinha dessa?
Bem casado
Ingredientes da massa:
300g de ovos
190g de açúcar
200g de farinha de trigo
4g de fermento químico
Calda para banhar:
100g de água
400g de açúcar refinado
Modo de preparo:
Bater os ovos e o açúcar até dobrar de volume e aerar bem. Misturar a farinha com o fermento e peneirar. Acrescentar os secos aos ovos delicadamente com uma espátula. Porcionar bolinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Assar a 220oC por 6 minutos. Tomar muito cuidado para não passar do ponto e ressecar a massa. Depois de frio casar duas metades com o recheio de sua escolha e banhar na calda de açúcar. Deixar secar sobre uma grade por pelo menos 6 horas. Embalar.
Essa receita rende quantos bem casados?
ResponderExcluir